8° ANO AZUL - GRAMÁTICA

                                               


MATÉRIA PARA PROVA
MÓDULO 14 = O VERBO - PÁG 17 / PESSOAS DO DISCURSO - PÁG 25 - 
MÓDULO 17= MODIFICADORES VERBAIS - PÁG 60 / ADJUNTOS ADVERBIAIS PÁG 63 
MÓDULO 20= CONCORDÂNCIA NOMINAL - PÁG 88 e VERBAL - PÁG 90/91
MÓDULO 23 = FORMAÇÃO DE PALAVRAS - PÁG 113

RAA 01


CORREÇÃO do RAA de LÍNGUA PORTUGUESA             8º ANO

01 - Na gramática, as pessoas do discurso são classificadas como:
a) (   ) Narrador, personagem, leitor                       
b) (   ) Emissor, receptor, mensagem
c) (   ) Primeira, segunda, terceira pessoa                    
d) (   ) Sujeito, predicado, objeto

02 - Em textos dramáticos, como "O Noviço", o uso predominante do presente do indicativo se justifica porque:
a) (    ) Facilita a conjugação dos verbos 
b) (    ) Representa ações que ocorrem no momento da fala
c) (    ) É o tempo verbal mais simples
d) (    ) Evita confusões temporais na narrativa

03 - Na forma imperativa negativa do verbo "ser" na segunda pessoa do singular, qual é a forma correta?
a) (   ) Não seja    b) (   ) Não sejas c) (   ) Não for             d) (   ) Não sê

04- Qual das alternativas apresenta corretamente as formas nominais do verbo irregular "ir"?
a) (   ) Ir, vindo, ido  b) (   ) Ir, ido, indo     c) (   ) Vou, indo, ido    d) (   ) Ir, vá, ido

05 - Em qual das seguintes frases o presente do indicativo NÃO expressa uma ação habitual?
a) (   ) O rato é esperto
b) (   ) Estão indagando na vizinhança
c) (   ) O hábito não faz o monge
d) (   )  Lá estão eles conversando com o vizinho

06 - Qual modo verbal é utilizado para expressar incerteza ou possibilidade?
a) (   ) Indicativo b) (   ) Imperativo c) (   ) Subjuntivo d) (   ) Infinitivo

07 - Em "Lá estão eles conversando com o vizinho", qual é o sujeito do verbo "estão"?
a) (   ) Lá             b) (   ) Eles          c) (   ) Conversando d) (   ) Vizinho

08 - Na frase "Quero mostrar a minha obediência", qual é a função do verbo no infinitivo?
a) (   ) Indicar uma ação concluída
b) (   ) Expressar uma ordem
c) (   ) Complementar o sentido do verbo principal
d) (   ) Indicar uma condição

09 - Quais são as classes gramaticais que podem exercer a função de modificadores verbais?
a) (   ) Substantivos, adjetivos e pronomes
b) (   ) Advérbios, locuções adverbiais e orações subordinadas adverbiais
c) (   ) Artigos, numerais e preposições
d) (   ) Conjunções, interjeições e verbos auxiliares

10 - Como são chamados os modificadores verbais na análise sintática?
a) (   ) Complementos nominais        b) (   ) Predicativos do sujeito
c) (   ) Objetos indiretos                    d) (   ) Adjuntos adverbiais

11 - Que tipo de informação um modificador verbal NÃO costuma expressar?
a) (   ) Tempo              b) (   ) Modo          c) (   ) Lugar                d) (   ) Gênero

12 - Qual é o principal efeito da utilização de modificadores verbais em um texto?
a) (   ) Simplificar a estrutura das frases
b) (   ) Reduzir o número de verbos necessários
c) (   ) Enriquecer o sentido e a expressividade das ações
d) (   ) Eliminar a necessidade de pontuação

13 - O que caracteriza uma locução adverbial?
a) (   ) Um grupo de verbos que atuam juntos
b) (   ) Um conjunto de palavras com função de advérbio
c) (   ) Uma expressão formada apenas por adjetivos
d) (   )  Um advérbio isolado na frase

14 - Qual é a característica principal de uma oração subordinada adverbial?
a) (   ) Funciona como sujeito da oração principal
b) (   ) Modifica o sentido do verbo da oração principal
c) (   )  Sempre vem antes da oração principal
d) (   )  Nunca contém verbos

15 - Em relação à posição dos modificadores verbais na frase, é correto afirmar que:
a) (   ) Sempre aparecem no final da frase
b) (   ) Devem vir imediatamente após o verbo
c) (   ) Podem ocupar diferentes posições na frase
d) (   ) Só podem ser colocados no início da frase

16 - Por que os modificadores verbais são considerados importantes na construção de um texto?
a) (   ) Porque substituem os verbos principais
b) (   ) Porque eliminam a necessidade de adjetivos
c) (   ) Porque tornam o texto mais longo e complexo
d) (   ) Porque enriquecem a descrição das ações e situações

                                   CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

17 - Em uma frase com sujeito composto, como deve ser feita a concordância verbal?
a) O verbo deve concordar apenas com o núcleo mais próximo
b) O verbo deve ficar sempre no singular
c) O verbo deve concordar com o núcleo mais distante
d) O verbo deve ficar no plural

18 - Quando um adjetivo se referir a substantivos de gêneros diferentes, qual será a concordância?
a) (   ) O adjetivo vai para o masculino plural.
b) (   ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
c) (   ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo de maior destaque.
d) (   ) Não há uma regra fixa, a concordância dependerá do contexto.

19 - Qual fator pode dificultar a concordância nominal?
a) (   ) A distância entre o modificador e o substantivo no plural.
b) (   ) A presença de substantivos de gêneros diferentes.
c) (   ) A utilização de linguagem informal.
d) (   ) Todas as alternativas estão corretas.

20 - Como deve ser feita a concordância verbal quando o sujeito está oculto?
a) (   ) O verbo deve ficar sempre na terceira pessoa do singular
b) O verbo deve concordar com o objeto direto
c) O verbo deve concordar com o sujeito da oração anterior
d) O verbo deve ficar sempre na primeira pessoa do plural

21 - Como deve ser feita a concordância nominal quando há um numeral antes do substantivo?
a) (   ) O substantivo deve ficar sempre no singular
b) (   ) O substantivo deve ficar sempre no plural
c) (   ) O substantivo fica no singular após o numeral um e no plural após os demais
d) (   ) O substantivo concorda em gênero com o numeral

22 - Como deve ser feita a concordância verbal quando o sujeito é uma expressão partitiva (como "a maioria de", "a maior parte de")?
a) (   ) O verbo deve concordar sempre com o núcleo da expressão partitiva
b) (   ) O verbo deve concordar sempre com o termo que especifica a expressão partitiva
c) (   ) O verbo pode concordar com o núcleo da expressão ou com o termo que a especifica
d) (   ) O verbo deve ficar sempre no singular

28 - Na frase "Diversidade e inclusão ganham espaço também nas pequenas empresas", a concordância verbal está:
a) (   ) De acordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" concorda no plural com o núcleo do sujeito "diversidade e inclusão".
b) (   ) Em desacordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" deveria concordar no singular com o núcleo do sujeito "inclusão".
c) (   ) De acordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" deve concordar no plural com o núcleo do sujeito "sociedade 
d) (   ) Em desacordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" deveria concordar no singular com o núcleo do sujeito "implementação".

23 - Como deve ser feita a concordância nominal com adjetivos compostos?
a) (   ) Apenas o primeiro elemento concorda com o substantivo
b) (  ) Só o último elemento concorda com o substantivo
c) (   ) Todos os elementos concordam com o substantivo
d) (   ) Nenhum elemento concorda com o substantivo

24 - Como deve ser feita a concordância verbal quando o sujeito é um pronome relativo?
a) (   ) O verbo concorda com o antecedente do pronome relativo
b) (   ) O verbo fica sempre na terceira pessoa do singular
c) (   ) O verbo concorda com o termo mais próximo
d) (   ) O verbo fica sempre no plural

25 - Como deve ser feita a concordância nominal com pronomes de tratamento?
a) (   ) Os adjetivos ficam sempre no masculino
b) (   ) Os adjetivos ficam sempre no feminino
c) (   ) Os adjetivos concordam com o sexo da pessoa a quem se refere o pronome
d) (   ) Os adjetivos concordam com o gênero gramatical do pronome

26 - Qual a regra básica da concordância nominal?
a) (   ) As palavras que se associam ao substantivo concordam com ele em gênero e número.
b) (   ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
c) (   ) O adjetivo vai para o masculino plural quando se referir a substantivos de gêneros diferentes.
d) ( ) Não há regras fixas para a concordância nominal, ela pode variar de acordo com o contexto.

27 - Qual a regra básica da concordância verbal, de acordo com a norma-padrão?
a) (   ) O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número.
b) (   ) O verbo concorda com o núcleo do sujeito em pessoa e número.
c) (   ) O verbo concorda com o sujeito apenas em número.
d) (   ) Não há regras fixas para a concordância verbal, ela pode variar de acordo com o contexto.

29 - Qual das seguintes palavras é um exemplo de palavra composta?
a) (   ) Felizmente                   b) (   ) Infeliz            
c) (   ) Hidromassagem           d) (   ) Rapidamente

30 – Sobre a Concordância nominal
a- Qual é sua regra básica?
O adjetivo vai para o masculino plural concordando com todos os substantivos ou o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
b- Como pode ser feita a concordância quando o adjetivo refere-se a substantivos de gêneros diferentes?
O adjetivo deve ficar no masculino plural

                                                EMPREGO DO HÍFEN 

31 - Em qual situação o uso do hífen é obrigatório em palavras compostas?
a) (   ) Em todas as palavras compostas
b) (   ) Em palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação
c) (   ) Em palavras compostas com prefixos
d) (   ) Em palavras compostas que indicam ações

32 - Qual das seguintes palavras compostas deve ser escrita com hífen?
a) (   ) Paraquedas       b) (   ) Pontapé   c) (   ) Cirurgião-dentista           d) (   ) Aguardente

33 - Qual das seguintes expressões é considerada uma locução e, portanto, não utiliza hífen?
a) (   ) Bem-te-vi      b) (   ) Dia a dia        c) (   ) Água-de-colônia        d) (   ) Pé-de-meia

34 - Qual das seguintes palavras compostas é uma exceção consagrada pelo uso e deve ser escrita com hífen?
a) (   ) Fim de semana     b) (   ) Sala de jantar     c) (   ) Cor-de-rosa      d) (   ) Cão de guarda

35 - Como devem ser escritas as palavras compostas que indicam espécies botânicas ou zoológicas?
a) (   ) Sempre sem hífen      c) (   ) Com hífen apenas para espécies botânicas       
b) (   ) Sempre com hífen      d) (   ) Com hífen apenas para espécies zoológicas

36 - Qual é o significado do elemento grego "logos" na formação de palavras compostas?
a) (   ) Cheiro             b) (   ) Estudo         c) (   ) Livro             d) (   ) Belo

37- Qual das seguintes palavras compostas NÃO utiliza hífen?
a) (   ) Guarda-noturno               b) (   ) Arco-íris              c) (   ) Girassol         d) (   ) Norte-americano

38 - Quais são as formas nominais e terminações? O que cada forma nominal expressa?
Infinitivo: Forma básica do verbo, sem indicação de tempo/pessoa (ex: cantar, vender, partir).
Gerúndio: Expressa uma ação em curso (ex: cantando, vendendo, partindo).
Particípio: Indica uma ação concluída (ex: cantado, vendido, partido).

39- Explique como as formas nominais dos verbos podem ser utilizadas de maneira eficaz em um texto dramático.
Elas são usadas para enriquecer a narrativa e as falas das personagens tornando-as mais expressivas e dinâmicas.

40- Cite 3 palavras formadas por composição por: ( Resposta pessoal)
Aglutinação=

Justaposição= 

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Data= 09 - 07- 25
Matéria= CORREÇÃO DOS RAAs.
Dever= Estudar para prova.

Data= 08 - 07- 25
Matéria= RAA 02- CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL - PÁG 
Dever=  RAA 03 - EMPREGO DO HIFEN - FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Data= 07- 07 - 25
Matéria= RAA 01 - Conjugação verbal (INDICATIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO) Pág 17 - 26/27 - / sintagma verbal e seus modificadores - Pág 60 a 63
Dever= Terminar RAA. 

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Data= 03-07-25
Matéria= 5º TESTINHO - Pontuar - Pág 116/117
Dever= Ortografar  e Atividade 4 - Pág 117

Data= 01-07-25
Matéria=   Emprego do hífen - Pág 116
Dever=  ESTUDAR PARA 5º TESTINHO

Data= 30-06-25
Matéria= Formação de palavras  compostas - Pág 113 a 115
Dever=  Atividade 3 = Pág 

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Data= 26-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 92 - Atividade 4 - Pág 93
Dever= Ortografar - Pág 94 - Em casa 1 e 2 - Pág 95

Data= 24-06-25
Matéria=  4º Testinho  - Concordância verbal - Pág 90
Dever= Atividade 3 - Pág 91

Data= 23-06-25
Matéria= Concordância nominal e concordância verbal - Pág 85 a 88 - Atividade 2 - Pág 89
Dever=  Estudar 4ª testinho -  

                                                 ...............................................................
Data= 17-06-25
Matéria= Ensaio de quadrilha
Dever= Atividade 2 - Pág 68

Data= 16-06-25
Matéria= Correção do dever  - ortografar
Dever=  Atividade 1- Pág 68

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Data= 12-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 65
Dever= Atividade 3- Pág 67

Data= 10-06-25
Matéria= Os adjuntos adverbiais - Pág 63/64
Dever= Estudar 4ª testinho

Data= 09-06-25
Matéria= O verbo e seus modificadores - Pág 59 a 62
Dever=  Atividade 1 - Pág 68
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Data= 05-06-25
Matéria= 3º Testinho - Texto teatral - Os parênteses no texto dramático Pág 30 / Semelhança gráfica e/ou fônica em verbos Pág 31             
Dever= Atividade 1 / Teste - Pág 33

Data= 03-06-25
Matéria= Atividade 4 - Pág 31
Dever= Estudar 4ª testinho

Data= 02-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 30 /  Ortografar - Pág 31
Dever=  Atividades 3 e 4 - Pág 34
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Data=29-05-25
Matéria= 2º Testinho - verbos - modo subjuntivo

Data=27-05-25
Matéria= A modalização verbal - Pág 28 - Atividade 2 - Pág 29

Data=26-05-25
Matéria= Atividades 4 a 6 - Pág 26/27
Dever= Atividade 2 - Pág 34
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Data = 22-05-25
Matéria=  1º Testinho - verbos - modo indicativo              
Dever=  Atividade 1 - Pág 34  

Data= 20-05-25
Matéria= Correção do dever / Atividade 1 a 3 - Pág 24/25
Dever= Estudar para 1º Testinho = Conjugação verbal

Data=19-05-25
Matéria= Correção do dever / formas nominais.
Dever= Atividades xerox
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Data = 14-05-25
Matéria= Conjugação dos verbos amar, comer e partir no modo subjuntivo
Dever= Conjugar no modo imperativo os verbos acima.

Data= 13- 05=25
Matéria= Conjugação dos verbos amar, comer e partir no modo indicativo
Dever= Terminar a conjugação em casa.

Data=12-05-25
Matéria= Estudo do verbo - modos e tempos verbais
Dever - 

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