MATÉRIA PARA PROVA
MÓDULO 14 = O VERBO - PÁG 17 / PESSOAS DO DISCURSO - PÁG 25 -
MÓDULO 17= MODIFICADORES VERBAIS - PÁG 60 / ADJUNTOS ADVERBIAIS PÁG 63
MÓDULO 20= CONCORDÂNCIA NOMINAL - PÁG 88 e VERBAL - PÁG 90/91
MÓDULO 23 = FORMAÇÃO DE PALAVRAS - PÁG 113
RAA 01
CORREÇÃO do RAA de LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO
01 - Na gramática, as pessoas do discurso são classificadas como:
a) ( ) Narrador, personagem, leitor
b) ( ) Emissor, receptor, mensagem
c) ( ) Primeira, segunda, terceira pessoa
d) ( ) Sujeito, predicado, objeto
02 - Em textos dramáticos, como "O Noviço", o uso predominante do presente do indicativo se justifica porque:
a) ( ) Facilita a conjugação dos verbos
b) ( ) Representa ações que ocorrem no momento da fala
c) ( ) É o tempo verbal mais simples
d) ( ) Evita confusões temporais na narrativa
03 - Na forma imperativa negativa do verbo "ser" na segunda pessoa do singular, qual é a forma correta?
a) ( ) Não seja b) ( ) Não sejas c) ( ) Não for d) ( ) Não sê
04- Qual das alternativas apresenta corretamente as formas nominais do verbo irregular "ir"?
a) ( ) Ir, vindo, ido b) ( ) Ir, ido, indo c) ( ) Vou, indo, ido d) ( ) Ir, vá, ido
05 - Em qual das seguintes frases o presente do indicativo NÃO expressa uma ação habitual?
a) ( ) O rato é esperto
b) ( ) Estão indagando na vizinhança
c) ( ) O hábito não faz o monge
d) ( ) Lá estão eles conversando com o vizinho
06 - Qual modo verbal é utilizado para expressar incerteza ou possibilidade?
a) ( ) Indicativo b) ( ) Imperativo c) ( ) Subjuntivo d) ( ) Infinitivo
07 - Em "Lá estão eles conversando com o vizinho", qual é o sujeito do verbo "estão"?
a) ( ) Lá b) ( ) Eles c) ( ) Conversando d) ( ) Vizinho
08 - Na frase "Quero mostrar a minha obediência", qual é a função do verbo no infinitivo?
a) ( ) Indicar uma ação concluída
b) ( ) Expressar uma ordem
c) ( ) Complementar o sentido do verbo principal
d) ( ) Indicar uma condição
09 - Quais são as classes gramaticais que podem exercer a função de modificadores verbais?
a) ( ) Substantivos, adjetivos e pronomes
b) ( ) Advérbios, locuções adverbiais e orações subordinadas adverbiais
c) ( ) Artigos, numerais e preposições
d) ( ) Conjunções, interjeições e verbos auxiliares
10 - Como são chamados os modificadores verbais na análise sintática?
a) ( ) Complementos nominais b) ( ) Predicativos do sujeito
c) ( ) Objetos indiretos d) ( ) Adjuntos adverbiais
11 - Que tipo de informação um modificador verbal NÃO costuma expressar?
a) ( ) Tempo b) ( ) Modo c) ( ) Lugar d) ( ) Gênero
12 - Qual é o principal efeito da utilização de modificadores verbais em um texto?
a) ( ) Simplificar a estrutura das frases
b) ( ) Reduzir o número de verbos necessários
c) ( ) Enriquecer o sentido e a expressividade das ações
d) ( ) Eliminar a necessidade de pontuação
13 - O que caracteriza uma locução adverbial?
a) ( ) Um grupo de verbos que atuam juntos
b) ( ) Um conjunto de palavras com função de advérbio
c) ( ) Uma expressão formada apenas por adjetivos
d) ( ) Um advérbio isolado na frase
14 - Qual é a característica principal de uma oração subordinada adverbial?
a) ( ) Funciona como sujeito da oração principal
b) ( ) Modifica o sentido do verbo da oração principal
c) ( ) Sempre vem antes da oração principal
d) ( ) Nunca contém verbos
15 - Em relação à posição dos modificadores verbais na frase, é correto afirmar que:
a) ( ) Sempre aparecem no final da frase
b) ( ) Devem vir imediatamente após o verbo
c) ( ) Podem ocupar diferentes posições na frase
d) ( ) Só podem ser colocados no início da frase
16 - Por que os modificadores verbais são considerados importantes na construção de um texto?
a) ( ) Porque substituem os verbos principais
b) ( ) Porque eliminam a necessidade de adjetivos
c) ( ) Porque tornam o texto mais longo e complexo
d) ( ) Porque enriquecem a descrição das ações e situações
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
17 - Em uma frase com sujeito composto, como deve ser feita a concordância verbal?
a) O verbo deve concordar apenas com o núcleo mais próximo
b) O verbo deve ficar sempre no singular
c) O verbo deve concordar com o núcleo mais distante
d) O verbo deve ficar no plural
18 - Quando um adjetivo se referir a substantivos de gêneros diferentes, qual será a concordância?
a) ( ) O adjetivo vai para o masculino plural.
b) ( ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
c) ( ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo de maior destaque.
d) ( ) Não há uma regra fixa, a concordância dependerá do contexto.
19 - Qual fator pode dificultar a concordância nominal?
a) ( ) A distância entre o modificador e o substantivo no plural.
b) ( ) A presença de substantivos de gêneros diferentes.
c) ( ) A utilização de linguagem informal.
d) ( ) Todas as alternativas estão corretas.
20 - Como deve ser feita a concordância verbal quando o sujeito está oculto?
a) ( ) O verbo deve ficar sempre na terceira pessoa do singular
b) O verbo deve concordar com o objeto direto
c) O verbo deve concordar com o sujeito da oração anterior
d) O verbo deve ficar sempre na primeira pessoa do plural
21 - Como deve ser feita a concordância nominal quando há um numeral antes do substantivo?
a) ( ) O substantivo deve ficar sempre no singular
b) ( ) O substantivo deve ficar sempre no plural
c) ( ) O substantivo fica no singular após o numeral um e no plural após os demais
d) ( ) O substantivo concorda em gênero com o numeral
22 - Como deve ser feita a concordância verbal quando o sujeito é uma expressão partitiva (como "a maioria de", "a maior parte de")?
a) ( ) O verbo deve concordar sempre com o núcleo da expressão partitiva
b) ( ) O verbo deve concordar sempre com o termo que especifica a expressão partitiva
c) ( ) O verbo pode concordar com o núcleo da expressão ou com o termo que a especifica
d) ( ) O verbo deve ficar sempre no singular
28 - Na frase "Diversidade e inclusão ganham espaço também nas pequenas empresas", a concordância verbal está:
a) ( ) De acordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" concorda no plural com o núcleo do sujeito "diversidade e inclusão".
b) ( ) Em desacordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" deveria concordar no singular com o núcleo do sujeito "inclusão".
c) ( ) De acordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" deve concordar no plural com o núcleo do sujeito "sociedade
d) ( ) Em desacordo com a norma-padrão, pois o verbo "ganham" deveria concordar no singular com o núcleo do sujeito "implementação".
23 - Como deve ser feita a concordância nominal com adjetivos compostos?
a) ( ) Apenas o primeiro elemento concorda com o substantivo
b) ( ) Só o último elemento concorda com o substantivo
c) ( ) Todos os elementos concordam com o substantivo
d) ( ) Nenhum elemento concorda com o substantivo
24 - Como deve ser feita a concordância verbal quando o sujeito é um pronome relativo?
a) ( ) O verbo concorda com o antecedente do pronome relativo
b) ( ) O verbo fica sempre na terceira pessoa do singular
c) ( ) O verbo concorda com o termo mais próximo
d) ( ) O verbo fica sempre no plural
25 - Como deve ser feita a concordância nominal com pronomes de tratamento?
a) ( ) Os adjetivos ficam sempre no masculino
b) ( ) Os adjetivos ficam sempre no feminino
c) ( ) Os adjetivos concordam com o sexo da pessoa a quem se refere o pronome
d) ( ) Os adjetivos concordam com o gênero gramatical do pronome
26 - Qual a regra básica da concordância nominal?
a) ( ) As palavras que se associam ao substantivo concordam com ele em gênero e número.
b) ( ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
c) ( ) O adjetivo vai para o masculino plural quando se referir a substantivos de gêneros diferentes.
d) ( ) Não há regras fixas para a concordância nominal, ela pode variar de acordo com o contexto.
27 - Qual a regra básica da concordância verbal, de acordo com a norma-padrão?
a) ( ) O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número.
b) ( ) O verbo concorda com o núcleo do sujeito em pessoa e número.
c) ( ) O verbo concorda com o sujeito apenas em número.
d) ( ) Não há regras fixas para a concordância verbal, ela pode variar de acordo com o contexto.
29 - Qual das seguintes palavras é um exemplo de palavra composta?
a) ( ) Felizmente b) ( ) Infeliz
c) ( ) Hidromassagem d) ( ) Rapidamente
30 – Sobre a Concordância nominal
a- Qual é sua regra básica?
O adjetivo vai para o masculino plural concordando com todos os substantivos ou o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
b- Como pode ser feita a concordância quando o adjetivo refere-se a substantivos de gêneros diferentes?
O adjetivo deve ficar no masculino plural
EMPREGO DO HÍFEN
31 - Em qual situação o uso do hífen é obrigatório em palavras compostas?
a) ( ) Em todas as palavras compostas
b) ( ) Em palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação
c) ( ) Em palavras compostas com prefixos
d) ( ) Em palavras compostas que indicam ações
32 - Qual das seguintes palavras compostas deve ser escrita com hífen?
a) ( ) Paraquedas b) ( ) Pontapé c) ( ) Cirurgião-dentista d) ( ) Aguardente
33 - Qual das seguintes expressões é considerada uma locução e, portanto, não utiliza hífen?
a) ( ) Bem-te-vi b) ( ) Dia a dia c) ( ) Água-de-colônia d) ( ) Pé-de-meia
34 - Qual das seguintes palavras compostas é uma exceção consagrada pelo uso e deve ser escrita com hífen?
a) ( ) Fim de semana b) ( ) Sala de jantar c) ( ) Cor-de-rosa d) ( ) Cão de guarda
35 - Como devem ser escritas as palavras compostas que indicam espécies botânicas ou zoológicas?
a) ( ) Sempre sem hífen c) ( ) Com hífen apenas para espécies botânicas
b) ( ) Sempre com hífen d) ( ) Com hífen apenas para espécies zoológicas
36 - Qual é o significado do elemento grego "logos" na formação de palavras compostas?
a) ( ) Cheiro b) ( ) Estudo c) ( ) Livro d) ( ) Belo
37- Qual das seguintes palavras compostas NÃO utiliza hífen?
a) ( ) Guarda-noturno b) ( ) Arco-íris c) ( ) Girassol d) ( ) Norte-americano
38 - Quais são as formas nominais e terminações? O que cada forma nominal expressa?
Infinitivo: Forma básica do verbo, sem indicação de tempo/pessoa (ex: cantar, vender, partir).
Gerúndio: Expressa uma ação em curso (ex: cantando, vendendo, partindo).
Particípio: Indica uma ação concluída (ex: cantado, vendido, partido).
39- Explique como as formas nominais dos verbos podem ser utilizadas de maneira eficaz em um texto dramático.
Elas são usadas para enriquecer a narrativa e as falas das personagens tornando-as mais expressivas e dinâmicas.
40- Cite 3 palavras formadas por composição por: ( Resposta pessoal)
Aglutinação=
Justaposição=
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Data= 09 - 07- 25
Matéria= CORREÇÃO DOS RAAs.
Dever= Estudar para prova.
Data= 08 - 07- 25
Matéria= RAA 02- CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL - PÁG
Dever= RAA 03 - EMPREGO DO HIFEN - FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Data= 07- 07 - 25
Matéria= RAA 01 - Conjugação verbal (INDICATIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO) Pág 17 - 26/27 - / sintagma verbal e seus modificadores - Pág 60 a 63
Dever= Terminar RAA.
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Data= 03-07-25
Matéria= 5º TESTINHO - Pontuar - Pág 116/117
Dever= Ortografar e Atividade 4 - Pág 117
Data= 01-07-25
Matéria= Emprego do hífen - Pág 116
Dever= ESTUDAR PARA 5º TESTINHO
Data= 30-06-25
Matéria= Formação de palavras compostas - Pág 113 a 115
Dever= Atividade 3 = Pág
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Data= 26-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 92 - Atividade 4 - Pág 93
Dever= Ortografar - Pág 94 - Em casa 1 e 2 - Pág 95
Data= 24-06-25
Matéria= 4º Testinho - Concordância verbal - Pág 90
Dever= Atividade 3 - Pág 91
Data= 23-06-25
Matéria= Concordância nominal e concordância verbal - Pág 85 a 88 - Atividade 2 - Pág 89
Dever= Estudar 4ª testinho -
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Data= 17-06-25
Matéria= Ensaio de quadrilha
Dever= Atividade 2 - Pág 68
Data= 16-06-25
Matéria= Correção do dever - ortografar
Dever= Atividade 1- Pág 68
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Data= 12-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 65
Dever= Atividade 3- Pág 67
Data= 10-06-25
Matéria= Os adjuntos adverbiais - Pág 63/64
Dever= Estudar 4ª testinho
Data= 09-06-25
Matéria= O verbo e seus modificadores - Pág 59 a 62
Dever= Atividade 1 - Pág 68
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Data= 05-06-25
Matéria= 3º Testinho - Texto teatral - Os parênteses no texto dramático Pág 30 / Semelhança gráfica e/ou fônica em verbos Pág 31
Dever= Atividade 1 / Teste - Pág 33
Data= 03-06-25
Matéria= Atividade 4 - Pág 31
Dever= Estudar 4ª testinho
Data= 02-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 30 / Ortografar - Pág 31
Dever= Atividades 3 e 4 - Pág 34
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Data=29-05-25
Matéria= 2º Testinho - verbos - modo subjuntivo
Data=27-05-25
Matéria= A modalização verbal - Pág 28 - Atividade 2 - Pág 29
Data=26-05-25
Matéria= Atividades 4 a 6 - Pág 26/27
Dever= Atividade 2 - Pág 34
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Data = 22-05-25
Matéria= 1º Testinho - verbos - modo indicativo
Dever= Atividade 1 - Pág 34
Data= 20-05-25
Matéria= Correção do dever / Atividade 1 a 3 - Pág 24/25
Dever= Estudar para 1º Testinho = Conjugação verbal
Data=19-05-25
Matéria= Correção do dever / formas nominais.
Dever= Atividades xerox
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Data = 14-05-25
Matéria= Conjugação dos verbos amar, comer e partir no modo subjuntivo
Dever= Conjugar no modo imperativo os verbos acima.
Data= 13- 05=25
Matéria= Conjugação dos verbos amar, comer e partir no modo indicativo
Dever= Terminar a conjugação em casa.
Data=12-05-25
Matéria= Estudo do verbo - modos e tempos verbais
Dever -
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