CORREÇÃO RAA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO PROF: KÍVIA
1 - Qual característica das orações coordenadas é evidenciada pela possibilidade de separá-las por ponto final?
a) Dependência sintática b) Subordinação c) Independência sintática d) Transposição
2 - Como são chamadas as palavras ou locuções que introduzem orações subordinadas?
a) Conectivos b) Transpositores c) Subordinadores d) Integralizadores
3 - Que ideia expressa as conjunções coordenativas aditivas?
a) Oposição b) Conclusão c) Alternância d) Acréscimo
4 - Qual é a principal função das orações subordinadas adjetivas?
a) Expressar circunstâncias de tempo b) Indicar a causa de uma ação
c) Modificar um substantivo ou termo equivalente
d) Apresentar uma consequência
5 - Qual é a principal característica dos pronomes relativos nas orações subordinadas adjetivas?
a) Indicam posse b) Expressam quantidade
c) Retomam um termo antecedente d) Substituem verbos
6 - Qual é a principal característica das orações subordinadas adjetivas restritivas?
a) Sempre vêm entre vírgulas b) Limitam o sentido do termo a que se referem
c) Podem ser omitidas sem prejuízo ao sentido d) Expressam uma opinião do autor
7 - Além de retomar um termo antecedente, qual outra função importante os pronomes relativos desempenham nas orações subordinadas adjetivas?
a) Conjugar verbos b) Expressar emoções
c) Exercer função sintática na oração subordinada d) Indicar o sujeito da oração principal
8 - Em relação à posição no período, onde as orações subordinadas adjetivas geralmente se localizam?
a) Sempre no início do período b) Sempre no final do período
c) Imediatamente após o termo a que se referem d) Antes da oração principal
9 - Qual é o efeito semântico produzido pelas orações subordinadas adjetivas restritivas?
a) Generalização do termo antecedente
b) Ampliação do significado do termo antecedente
c) Delimitação de um subconjunto dentro de um conjunto maior
d) Exclusão completa do termo antecedente
10 - O que significa dizer que os pronomes relativos têm função anafórica?
a) Eles antecipam informações futuras no texto
b) Eles se referem a termos que aparecem posteriormente
c) Eles retomam termos mencionados anteriormente
d) Eles substituem adjetivos na oração
11 - Qual é a principal função das orações subordinadas adverbiais em um texto?
a) Substituir o sujeito da oração principal
b) Acrescentar informações e contribuir para a coesão e coerência
c) Indicar o objeto direto da oração principal
d) Determinar o predicado da oração principal
12 - O que são conectores adverbiais?
a) Verbos que indicam ações adverbiais
b) Substantivos que substituem advérbios
c) Conjunções ou locuções conjuntivas que ligam orações subordinadas adverbiais
d) Adjetivos que modificam advérbios
13 - Quais são as principais relações de sentido que as orações subordinadas adverbiais podem estabelecer com a oração principal?
a) Sujeito, predicado e objeto
b) Causalidade, temporalidade, contraste e comparação
c) Substantivo, adjetivo e advérbio
d) Coordenação, subordinação e correlação
14 - O que é uma locução conjuntiva?
a) Um verbo que funciona como conjunção
b) Um advérbio que substitui uma conjunção
c) Uma combinação de palavras com valor de conjunção
d) Um pronome que liga orações
15 - Qual das seguintes conjunções NÃO introduz uma oração subordinada adverbial condicional?
a) Se b) Caso c) Porque d) A menos que
16 - Qual é a característica principal de uma oração subordinada adverbial consecutiva?
a) Indica a causa da ação principal
b) Expressa uma condição para a realização da ação principal
c) Mostra a consequência do fato expresso na oração principal
d) Estabelece uma comparação com a oração principal
17 - Como deve ser a pontuação quando uma oração subordinada adverbial está intercalada na oração principal?
a) Sem vírgulas b) Com uma vírgula no início
c) Com uma vírgula no final d) Separada por vírgulas
18 - Qual processo permite transformar uma oração subordinada adverbial em um termo com valor de advérbio?
a) Adjetivação b) Substantivação c) Redução d) Coordenação
RAA DE LÍNGUA PORTUGUESA 02
1- Classifique as orações subordinadas adjetivas em explicativas ou restritivas.
a) Os documentos do cliente, que foram enviados ontem, estavam lacrados.
Oração subordinada adjetiva explicativa, porque ela contém uma explicação. Nela se informa que todos os documentos do cliente estavam lacrados.
b) Os documentos que você pediu estão na sua mesa.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe, ou reduz, os documentos para apenas aqueles que você pediu, ou seja, há mais documentos, mas só os solicitados foram colocados na mesa.
c) Os visitantes que vieram à exposição ficaram deslumbrados.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para um grupo de estudantes, que são apenas aqueles que vieram à exposição.
d) Os cidadãos que são cumpridores dos seus deveres não precisavam estar aqui.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para alguns cidadãos, que são apenas os que cumprem os seus deveres
e) Os clientes que são incumpridores merecem o atraso.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para alguns clientes, que são apenas aqueles que são incumpridores.
2- Observe as orações abaixo e explique as suas diferenças.
Apesar de semelhantes, as orações subordinadas adjetivas acima têm sentidos diferentes, o que acontece pelo fato de uma conter vírgula e a outra não:
As crianças que pintaram a parede da sala ficaram de castigo.
Oração subordinada adjetiva restritiva, pois ela restringe ou faz uma limitação. Significa que apenas as crianças que pintaram a parede da sala ficaram de castigo, mas outras crianças não ficaram.
As crianças, que pintaram a parede da sala, ficaram de castigo.
Oração subordinada adjetiva explicativa, porque ela contém uma explicação. Nela se informa que todas as crianças pintaram a parede da sala, por isso, ficaram de castigo.
3- Transforme as orações subordinadas adjetivas abaixo em adjetivos.
a) As pessoas que têm paciência aproveitam mais as oportunidades.
As pessoas pacientes aproveitam mais as oportunidades.
b) As crianças que têm peso a mais precisam de acompanhamento médico.
As crianças obesas precisam de acompanhamento médico.
c) São dela, as palavras que convencem…
São dela, as palavras convincentes…
d) Lamento, mas essas são atitudes que não posso perdoar.
Lamento, mas essas são atitudes imperdoáveis.
e) Tenho amigos que praticam esportes.
Tenho amigos esportistas.
f) Os empregados que têm responsabilidade vivem atarefados.
Os empregados responsáveis vivem atarefados.
g) Os alunos que se aplicam tiram boas notas.
Os alunos aplicados tiram boas notas.
h) A senhora que tem idade avançada atravessou a rua com dificuldade.
A senhora idosa atravessou a rua com dificuldade.
i) Ficamos hospedados na casa do tio que sabia acolher.
Ficamos hospedados na casa do tio acolhedor.
j) A história que emocionou foi escrita por uma criança.
A história emocionante foi escrita por uma criança.
Módulo 23 - Colocação Pronominal
Questão 01 - Qual das frases abaixo apresenta um caso de PRÓCLISE? (Pronome antes do verbo)
a) Contou-me a história ontem. b) Contar-lhe-ei a verdade amanhã.
c) Ontem o pai lhe contou a história da avó. d) Conte-me essa história, por favor.
Questão 2 - Na linguagem coloquial do português brasileiro, qual tendência é observada em relação à colocação pronominal?
a) Preferência pela ênclise b) Preferência pela próclise
c) Preferência pela mesóclise d) Não há preferência específica
Questão 3 - Qual é a colocação pronominal correta na frase "Vou ______ contar uma história"?
a) lhe b) – lhe c) lhe – d) – lhe –
Questão 4 - Em qual das frases abaixo a colocação pronominal está de acordo com a norma-padrão?
a) Não disse-lhe a verdade. b) Sempre contava-me histórias.
c) Quem me ajudará com isso? d) Talvez conte-lhe amanhã.
Questão 5 - Qual das seguintes frases apresenta a colocação pronominal correta de acordo com a norma-padrão?
a) Lhe contarei a verdade amanhã. b) Contarei-lhe a verdade amanhã.
c) Contar-lhe-ei a verdade amanhã. d) Contarei a verdade lhe amanhã.
Questão 6 - Qual das seguintes frases está de acordo com a norma-padrão em relação à colocação pronominal?
a) Me diga o que aconteceu. b) Se levante e venha aqui.
c) Diga-me o que aconteceu. d) Te contarei tudo amanhã.
Questão 7 - Qual é a colocação pronominal correta na frase "Ele estava _ contando uma história"?
a) me b) – me c) me – d) – me –
_____________________________________________________
Data= 09-07-25
Matéria= Correção do RAA 01
Dever= RAA 02 - Orações e subordinadas substantivas e adverbiais
Data= 07-07-25
Matéria= Correção das atividades - Pág 88 a 95
Dever= RAA 01- Orações coordenadas e subordinadas adjetivas
Páginas - 59 a 61 / 86 a 95
....................................................
Data= 02-07-25
Matéria= 5º Testinho - Atividade 3 - Pág 93
Dever= Atividade 3 - Pág 93 a 95
Data= 30-06-25
Matéria= Orações subordinadas adverbias - Pág 86 a 92
Dever= Estudar para Testinho = Oração
subordinada substantiva - Pág 86 a 93
....................................................
Data= 25-06-25
Matéria= 4º Testinho -
Dever= ortografar - Pág 64 - Atividade 4 - Pág 65/66
Data= 23-06-25
Matéria= Orações subordinadas adjetivas - Pág 60 /61 Atividades oral
Dever= Atividade 2 - Pág 61 a 63 - Estudar para Testinho
....................................................
Data=18-06-25
Matéria= Pontuar - Pág 63
Dever= Atividades 3 e 4 - Pág 64 e 65
Data= 16-06-25
Matéria= orações subordinadas adjetivas - Pág 57 a 59
Dever= Atividades 1 e 2- Pág 67
....................................................
Data=11-06-25
Matéria= Ensaio quadrilha -
Dever= Atividades 2 - Pág 67
Data= 09-06-25
Matéria= Correção das atividades /
Dever= Atividades 1 - Pág 67
....................................................
Data=04-06-25
Matéria= 2º Testinho - Conjunções subordinadas substantivas
Dever= Teste - Atividades 4- Pág 26 a 28
Data= 02-06-25
Matéria= Oração subordinada substantiva - Atividade 4 - Pág 26/27
Dever= Pontuar - Pág 24 - Atividade 3 e ortografar - Pág 25/26
....................................................
Data=26-05-25
Matéria= Correção do dever - Atividade 2 - Pág 22 a 24
Dever= Atividades 3 e 4 - Pág 28
.............................................
Data = 22-05-25
Matéria= 1º Testinho = Conjunções coordenadas
Dever= Atividade 2 - Pág 28 Estudar para 2º Testinho - Conjunções subordinadas
Data= 21-05-25
Matéria= Correção do dever / Atividades sobre conjunções subordinadas
Dever= Atividades xerox. Estudar para 1 Testinho - Conjunções coordenadas
Data=19-05-25
Matéria= Correção do dever / Conjunções subordinadas
Dever= Atividades xerox
.....................................................
Data = 15-05-25
Matéria= Atividade 1 - Apostila - Pág 19/20
Dever= Atividade 1 - Pág 28
Data= 14- 05=25
Matéria= Conjunções coordenadas assindéticas e sindéticas
Data=12-05-25
Matéria= Estudo do período - Conjunções coordenadas
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,